O “olhar de fora” é ainda mais importante em 2026

Você sabe exatamente o que está dando certo em seu planejamento de marketing e o que não irá trazer resultados? Uma pesquisa da Funnel revela o paradoxo do marketing moderno: as equipes têm mais dados, ferramentas e IA à disposição, mas a maioria não sabe como usar isso a seu favor. Continue a leitura para entender como um “olhar de fora” pode ser a resposta que falta em seu time.

O que fazer com os dados?

Segundo a pesquisa, 72% dos profissionais de marketing das empresas e 55% dos que trabalham em agências têm dificuldade em transformar dados em insights acionáveis. Muitos descreveram a sensação de estarem soterrados por dashboards e métricas que medem atividades e não resultados. Como ressaltamos aqui na Nexa, o importante não é o dado em si, mas sim a história que ele conta – e muitos desses profissionais não conseguem enxergar além dos números.

Oito em cada dez profissionais de marketing ainda não têm uma visão clara do que está funcionando em todos os canais. A abundância de dados desconexos muitas vezes gera hesitação em vez de confiança. Se antes o problema era o acesso à informação, agora o problema é interpretá-la, conectá-la e agir com convicção.

O problema dos relatórios modernos 

Na pesquisa, notamos que 40% dos profissionais de marketing das empresas afirmam que, ao relatarem os resultados, não analisam o “porquê”, nem identificam as ações a serem tomadas a partir do relatório. Em vez disso, a maioria das equipes se concentra em resumir o desempenho passado, em vez de diagnosticar as causas ou prever o que acontecerá a seguir. Essa é uma grande lacuna nos relatórios modernos, e uma dor que encontramos com frequência ao lidar com times de marketing, CX e inteligência de mercado. 

É preciso olhar além dos relatórios, focando menos nas métricas e mais nos significados. Sem análise e interpretação os dados se tornam um placar em vez de uma ferramenta de tomada de decisão. É preciso focar na geração de informações acionáveis. 

A importância do “olhar de fora”

Equipes internas possuem, ainda, uma dificuldade de inovar, seja por sobrecarga de demandas, falta de capacitação da equipe e até mesmo falta de confiança. É nesse contexto que surge o “olhar de fora” como opção.

O estudo mostra que parceiros externos têm maior probabilidade de recomendar inovações, mais facilidade em automatizar tarefas e processos, experimentam mais com menos medo de errar e se mantêm mais atualizados. As equipes internas estão normalmente imersas demais na operação para enxergar desvios, oportunidades e movimentos de longo prazo. O marketing amadurece do lado de dentro, mas também pode evoluir do lado de fora. Abaixo, confira a comparação entre as habilidades de profissionais internos e externos.

O "olhar de fora" é ainda mais importante em 2026

Como a aprendizagem pode contribuir 

A pesquisa mostrou que a capacidade de um profissional de marketing agir com base em dados depende do nível de confiança da cultura organizacional. Equipes com uma cultura de teste e aprendizado agem mais rapidamente, se adaptam melhor e tomam decisões mais criativas. São elas que estão dispostas a mudar de estratégia e experimentar diferentes canais e abordagens para ajudar a aumentar o impacto do marketing. No entanto, apenas 43% dos profissionais de marketing das empresas e 56% dos profissionais de marketing de agências se sentem capacitados para experimentar novas abordagens de marketing e adaptar estratégias com base no que aprendem, deixando clara uma lacuna entre aprendizagem e aplicação.

Cuidado com a falsa sensação provocada pela IA 

A inteligência artificial chegou ao setor de marketing parecendo uma solução para quase todos os problemas, principalmente os que envolvem dados. Mas, apesar de oferecer velocidade, escala e automação, sem dados limpos a IA não será uma boa assistente. A má higiene dos dados e a governança frágil comprometem a consistência das informações e das análises. A IA não é capaz de resolver problemas que envolvem dados ruins e estratégias deficientes.

Seu time interno é muito importante!

Apesar de os dados mostrarem um problema em comum aos times de marketing, isso não quer dizer que o melhor a se fazer é apenas contratar equipes externas, mas sim, somar forças. Enquanto o time interno entende de forma mais profunda o produto ou serviço oferecido, o time externo se encarrega de aprofundar as percepções e trazer insights que podem guiar a equipe ao longo do ano, deixando estratégias e metas muito mais claras. Incentivar a aprendizagem constante também é importante para que seu time se desenvolva e alcance a tão desejada confiança.

Conte com a Nexa

A Nexa atua desde a coleta de dados até a análise aprofundada para gerar insights acionáveis. Sabemos por experiência prática, de múltiplos projetos, como é importante ouvir todos os atores que envolvem a empresa, desde os clientes até a alta gestão. Temos uma metodologia de consultoria própria que passa por pesquisa e cocriação. Nosso objetivo é ajudar a sua empresa a solucionar problemas e identificar oportunidades.

Agora que você já sabe que um “olhar de fora” pode ser aquela ajudinha que sua empresa precisa em 2026, vamos cocriar juntos? 

Crédito foto de capa: Maksim Goncharenok

2026 começou cedo! E repleto de projetos especiais para a Nexa.

Ao lado da Católica de Santa Catarina, damos mais um passo na consolidação do Rotas, um modelo educacional inovador e proprietário, que coloca o estudante no centro do processo e fortalece o protagonismo do corpo docente como designers de experiências de aprendizagem.

Também estaremos junto ao Sistema FIEA ajudando a impulsionar a indústria alagoana, contribuindo para o mapeamento de jornadas e a melhoria da experiência oferecida aos clientes na área da saúde. É a Nexa expandindo sua atuação e chegando a mais regiões do Brasil, agregando estratégia, conhecimento e prática.

Na Catalise, avançamos na profissionalização dos processos de comunicação e relacionamento, ampliando o mapeamento de jornadas e o planejamento de novas áreas e produtos.

Com um time ainda mais forte, estamos prontos para atuar em parceria, com abordagem prática e colaborativa, apoiando empresas a enfrentar seus desafios e aproveitar oportunidades ao longo deste ano.

As habilidades dos líderes que criam equipes fortes
  • A dificuldade da troca de dados entre celulares Android e iOS era o motivo de muitos usuários resistirem à troca de aparelhos. O Google resolveu unir forças com a Apple para facilitar a transferência de dados entre Iphone e Android. Saiba mais.
  • Estamos vivendo a era da instantaneidade, sendo treinados a pular etapas em nome da chamada produtividade. Mas, muitas vezes, o valor está no tempo que dedicamos a interrogar, testar e amadurecer ideias e não na velocidade em que implementamos. Esse parece ser o principal desafio que impede as marcas de inovarem atualmente. Saiba mais.
  • O Tiktok está focado em se transformar em uma plataforma de aprendizagem e não apenas em uma plataforma de entretenimento. Há pouco, tempo a rede social firmou uma parceria com o taú e lançou o Itaú Emps, uma Academia de Negócios voltada para pequenos negócios e profissionais autônomos. Saiba mais.

Para encerrar nossa Nexa News, a primeira do novo ano, trazemos uma frase de Michael Dell, empresário norte-americano, presidente e fundador da empresa Dell, uma das maiores fornecedoras de produtos eletrônicos e de tecnologia do mundo.

Compartilhar

Conecte seus desafios às nossas soluções.

Vamos conversar?