Antigamente parecia ser mais fácil saber quais eram os canais preferidos para entrar em contato com o nosso público-alvo, já que o número de canais disponíveis era muito menor. Mas, com o cenário digital e fragmentado de hoje, é ainda mais difícil alcançar o reconhecimento de marca, fator essencial para construir confiança e conquistar clientes. Continue a leitura e saiba mais.
O que realmente é reconhecimento de marca?
Há algumas dúvidas sobre o que significa reconhecimento de marca. Em geral, é sobre o quanto o seu público está familiarizado com a identidade da sua marca e dos seus produtos e serviços.O primeiro passo para comprar de uma marca é reconhecer e confiar nela.
Alcançar altos níveis de reconhecimento de marca é uma tarefa difícil, como é o caso das marcas que se tornam sinônimo de um produto ou segmento (como Bombril, Band-Aid, Xerox, entre outras). O importante é começar de onde você está.
Por que toda marca deveria investir em reconhecimento de marca?
O reconhecimento de marca é essencial para garantir uma presença forte no mercado. Um resultado disso é quando o cliente lembra de você antes dos concorrentes na hora de realizar uma compra.
Essa conquista normalmente se dá aumentando a visibilidade em vários pontos de contato, permitindo que os clientes em potencial se lembrem da sua marca quando estiverem no seu momento ideal de compra. Sua estratégia é o que definirá o tom de toda a jornada do usuário com a marca, e mesmo em ambientes digitais, sua marca poderá conquistar mais destaque do que outras.
Assim que uma empresa se torna mais conhecida, é possível direcionar investimentos para outras áreas do marketing, trazendo um equilíbrio entre esforços e resultados.
Como se dá o reconhecimento de marca?
Como o reconhecimento de marca envolve aumentar a visibilidade da empresa, algumas estratégias comuns são utilizadas no mundo digital, como a presença nas redes sociais (por meio de conteúdo próprio e anúncios), parcerias com influenciadores, assessoria de imprensa, relações públicas, entre outros. A seguir, listamos outras vantagens – para além do aumento da visibilidade – ao adotar essas estratégias em sua marca.
Mensagem clara
Com o aumento de visibilidade, há também o reforço às mensagens da sua marca em diversos canais. Dessa forma, ela cria uma conexão maior e mais forte com o público, fortalecendo o posicionamento desejado.
Criar defensores da marca
Ao se tornar mais conhecida, a combinação de percepção positiva e alto reconhecimento podem resultar em fãs da marca, que tendem a apoiá-la e estão mais propensos a recomendá-la a seus amigos.
Desenvolver a confiança na marca
Quanto mais pessoas veem sua marca, sua mensagem e seu conteúdo, mais elas irão confiar em você, criando um sentimento positivo em relação a ela e uma boa reputação. Esse fator também favorece a marca em situações de crise, por exemplo.
Como medir o reconhecimento de marca?

Quando falamos em visibilidade em comunicação, é um desafio conseguir metrificar tudo, mas há algumas ferramentas que ajudam você a medir o reconhecimento de marca. Saiba quais são a seguir.
Pesquisas quantitativas e qualitativas
As pesquisas com consumidores, sejam elas quantitativas ou qualitativas, podem ajudar a avaliar o que o público pensa e sente em relação a sua marca. É possível aplicar questionários com perguntas que meçam a lembrança e o reconhecimento de marca. E, nas entrevistas em profundidade, podem até ser obtidas informações a mais sobre a imagem que seu público tem da sua marca.
Acessos e pesquisas em buscadores
Acompanhar os acessos ao site e às redes sociais da sua empresa e medir o volume de pesquisas no Google e outros buscadores também é uma forma de medir o reconhecimento de marca. Também é possível fazer análises mais aprofundadas para descobrir em quais regiões as buscas são mais intensas e quais regiões precisam de maior atenção em sua estratégia.
Presença na mídia
Fique atento para observar também a sua presença na mídia tradicional, como menções em noticiários, programas e revistas. Quanto maior for o número de canais em que sua marca aparecer de forma orgânica, ou seja, sem investimento direto, maior poderá ser o seu reconhecimento de marca.
Motivos pelos quais suas métricas de reconhecimento de marca podem estar abaixo do desejado
Após analisar as métricas que se referem ao reconhecimento de marca e identificar que os resultados não estão satisfatórios, alguns desses motivos podem estar relacionados.
Identidade de marca sem definição
O reconhecimento de marca se faz a partir de uma identidade bem definida. Quando sua marca usa diferentes mensagens em diferentes canais, o reconhecimento fica prejudicado e alcançar a lembrança de marca é ainda mais difícil. Unifique a mensagem e continue acompanhando as métricas para observar as mudanças.
Identidade visual apagada
A identidade visual da sua marca também tem grande poder no reconhecimento de marca. Sempre que puder, revise se a identidade visual é autêntica e se diferencia da concorrência, pois ela pode estar se perdendo em meio a outras informações.
Falta de interação com seu público
Para que seu público crie uma visão positiva da sua marca é essencial que a comunicação flua dos dois lados – da marca e do consumidor. Quando uma marca apenas fala e não escuta, fica mais difícil gerar relacionamentos, fortalecer comunidades e criar os chamados defensores da marca.
Se você quer incluir o reconhecimento de marca em seu planejamento estratégico para 2026, conte com a gente! Também podemos ajudar você a entender como sua marca está posicionada na mente dos consumidores por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Vamos cocriar juntos?
As últimas semanas foram de muita #cocriação aqui na Nexa. Estivemos envolvidas na realização de workshops que ajudaram nossos clientes a traduzir direcionamentos estratégicos em projetos acionáveis para o próximo ano. Também realizamos a conclusão de importantes etapas de projetos de pesquisa, trazendo insights e recomendações claras para o posicionamento de marcas, produtos e serviços em diferentes regiões do Brasil.
- A Kantar divulgou o relatório Marketing Trends 2026, reunindo 10 tendências que devem orientar o setor no próximo ano a partir de dados de diferentes estudos. Saiba mais.
- A Globo, em parceria com a PiniOn, divulgou uma pesquisa que resume insights valiosos sobre o comportamento de compra dos brasileiros para o Natal, uma das datas mais importantes para o varejo. Saiba mais.
- Estudo inédito da VML, realizado a partir da BAV (Brand Asset Valuation), plataforma de análise de brand equity, revela quais são as marcas favoritas da Geração Z brasileira. Marcas com histórico consolidado fazem parte dessa lista. Saiba mais.
Para finalizar nossa Nexa News sobre reconhecimento de marca, trazemos uma frase de Walter Landor, um dos maiores nomes da história do branding e do design moderno. Foi pioneiro ao tratar as marcas como um ativo estratégico, não apenas como identidade visual. Ele também criou métodos de pesquisa que até hoje são utilizados no mercado.